quarta-feira, 5 de março de 2014

Resenha: Blue Remembered Earth

    Hei alle!

    Eu definitivamente não sabia no que estava me metendo quando peguei Blue Remembered Earth na biblioteca.
    Foi a capa que primeiro me chamou a atenção, com essa mistura de mundos, estrelas ao fundo e savana na frente, com o desenho singelo de um elefante logo acima do título. Ler que Alastair Reynolds é considerado o maestro da ficção científica britânica logo no topo da capa mais a sinopse pequena, vaga e intrigante me convenceram de vez de que eu tinha que levar esse livro pra casa e encaixá-lo nas minhas próximos leituras.

    Assim que eu comecei a lê-lo levei um choque, o que eu tinha em mãos não era uma ficção leve, muito pelo contrário. Reynolds escreve o que é conhecido como "hard scifi", uma ficção científica pesada, com um alto nível de tecnologia inserida em seus mundos. Some a isso um inglês avançado e temos uma grande quantidade de vocabulário, expressões e terminologias desconhecidas para mim até então. 
    Pois é, esse livro foi difícil de acompanhar no começo e me exigiu concentração, algumas pesquisas e várias extrapolações para acompanhar a imaginação fértil do autor.



Série: Poseidon's Children - book 1
 Autor: Alastair Reynolds
Editora: Orion Publishing 
Formato: hardcover
Qde páginas: 505
 
Desafios: Seriously Series Reading Challenge 2014 (series started in 2014)
Full House Reading Challenge 2014 (more than 400 pages);
2014 Science Fiction Reading Challenge


Ambientação e Sinopse:

    Uma guerra mundial somada a grandes catástrofes climáticas mudaram as fronteiras e limites físicos de diversos países, e contribuíram para a alteração da ordem geopolítica no planeta.
    Seguido ao período do desastre, a sociedade adotou uma nova forma de vigilância e controle, a presença do "Mechanism" tonra quase impossível a manutenção de segredos e inviabiliza atentados contra pessoas ou propriedades.
     Nos longos anos de paz vigilada a tecnologia desenvolveu-se a passos largos. O homem colonizou a Lua, Marte, os oceanos terrestre, e explora desde planetas a satélites e asteróides. As viagens pelo Sistema Solar são possíveis e tornam-se rotineiras, apesar de ainda se ter que gastar meses para alcançar a borda deste.
    É nesse futuro onde tecnologias avançadas permeiam e extende a vida e o alcança da raça humana, e onde gerações já nasceram fora da Terra que a história se passa, em pleno século 22.

    Conhecemos a família Akinya na ocasião da morte de sua matriarca, Eunice Akinya. Uma mullher forte, determinada e a frente de sua geração, que avançou o domínio do homem dentro do Sistema Solar e que construiu um império industrial e financeiro. Sua ousadia e exploração pelo inatingível renderam vários legados a humanidade.
 "All these stars, Eunice. All these tiny diamond lights. You can have them, if you want them badly enough. But first you must be patient, and then you must be wise." - pág. 1
    Eunice viveu reclusa em seu domínio privado na órbita lunar muitos anos antes de sua morte, já tendo passado praticamente todo o controle e gerência de seus negócios a seus filhos e netos.
    São dois de seus netos, Geoffrey e Sunday, os personagens principais do livro. Ambos rejeitam assumir posições de comando junto as empresas da família e vivem para suas paixões. Geoffrey estuda e desenvolve pesquisa sobre as manadas de elefantes na África enquanto sua irmã vive na Lua, usando sua arte para pagar o aluguel.

    Com a morte da avó, Hector e Lucas decidem que não podem deixar nenhuma ponta solta sobre as atividades de Eunice e depois de uma varredura minuciosa descobrem que existe um cofre no nome dela num banco lunar, intocado a muitos anos. Temendo que esse cofre contenha algum segredo que possa manchar a reputação da família os irmãos chantageiam o primo Geoffrey para o convencerem a ir buscar o que quer que esteja guardado lá.
    O que Geoffrey encontra no pequeno cofre parece, a primeira vista, ser um item bem simples e que não representa ameaça alguma ao império Akinya, mas esse mesmo item unido a curiosidade e determinação de Sunday os lançam numa longa jornada, onde segredos são revelados, mundos explorados, e pela qual somos maravilhados com a imaginação fertilíssima de Reynolds.


Minhas impressões:

    Como eu disse no começo, eu tive algumas dificuldades com a leitura desse livro, que no começo foi agravada pelo ritmo lento do desenrolar da história. O autor não tem pressa ao apresentar seus personagens ou sua trama, nos contando com detalhes como é a vida atual dos três principais atores desse enredo. Acredito que tenha sido para conhecermos e nos envolvermos melhor com eles antes de as aventuras começarem, para que pudéssemos entender melhor as motivações e personalidades que motivariam as várias decisões durante o caminho que eles seguiriam.
    Reynolds também narra com calma como é a vida em determinadas locações, qual é o histórico de outras nos ambientando relativamente bem nesse futuro. Porém apesar de incorporar muitas tecnologias avançadas ou novas formas de utilizações de coisas que já conhecemos ele não as explica ao nível do detalhe, pintando muitas como meras ferramentas para o dia a dia, como parando-se para pensar é o modo com que lidamos com a maior parte das tecnologias que temos no presente.

    Depois que eu peguei o ritmo da história e já estava mais familiarizada com boa parte do mundo criado, a leitura avançou de forma gostosa com momentos de tensão, descobertas e maravilhamentos.
    Foi muito interessante ler como são as viagens espaciais, suas limitações e materiais usados, ou ter um vislumbre de como seria uma colônia humana na Lua e em Marte. Descobrir que a extração de gelo nos asteróides possibilita a vida fora da Terra. Fiquei impressionada com a tecnologia utilizada para monitorar o cérebro dos elefantes e com a possibilidade de conectar a mente humana com robôs. 
    Nas últimas 200 páginas é difícil de se largar o livro e apesar de ter presentido parte do caminho por onde o autor estava nos levando, eu gostei de como ele o fez.
"(...) no one would have been better placed than your grandmother to see the truth about humanity. And given everything that happened to her, no one would have been better placed to stumble on dangerous knowledge." - pág. 246
    Para quem está acostumado a ler ficção científica e também gosta de um bom desenvolvimento de personagens, onde seus pensamentos e reações são tão importantes quanto o desenrolar da história, eu recomendaria tranquilamente este livro.
    Agora, se você assim como eu achou a premissa interessante e quer se arriscar não se acanhe, você descobrirá um mundo de coisas fascinantes.


    Minha Avaliação: 4 livros


    Ha det bra!!
   

Um comentário:

  1. Ola..estou nas primeiras 100 paginas do livro e achando muito interesssante(estava esperando os outros dois livros da serie sairem para ler os 3)li quase tudo de Reynolds comecando pela excelente serie Revelation Space..e agora um otimo livro dele em parceria com Stephen Baxter(outro meu favorito)acaba de sair no Brasil:As Cronicas de Medusa,pela ed.Record

    ResponderExcluir