NORUEGA

    Nesta página vou organizar algumas informações sobre a Noruega, para facilitar aos visitantes que vem a procura de informações sobre a cultura, o dia a dia e as belezas deste país tão diferente do Brasil.




    O Reino da Noruega é uma monarquia localizada na Península Escandinávia. Conhecida principalmente por seu clima gelado, fjords e descendência dos vikings. No entanto a Noruega é muito mais do que isso. Ela é dona de uma natureza rica e belíssima, uma cultura cheia de nuances e uma sociedade que preza muito pela igualdade de oportunidades e justiça.


    Sua capital é Oslo, uma cidade grande com jeito de pequena. Que agrega nativos, imigrantes de outras regiões e de outros países, atividades culturais e esportivas, belezas naturais e de arquitetura, mar, praia, fjord, lagos, montanhas, florestas e parques. No verão as praias lotam e no inverno as pistas de esqui estão por perto. A muito o que descobrir e se encantar por aqui, só não venha esperando o ritmo alucinado das grandes capitais europeias, porque os noruegueses sabem se divertir, mas aproveitam a vida num ritmo próprio.

    Para quem vem a turismo, a principal porta de entrada ao país e mesmo Oslo, servida por diversas linhas aéreas, mas também acessível por trem, barco e estradas.
    Dois ótimos sites para descobrir possíveis itinerários e pontos de interesse no país e na capital são  Visit Norway e Visit Oslo, outras principais cidades como Bergen e Stavanger também tem sites similares. 
   
    Antes de vir ao país recomendo darem uma olhada nos sites das embaixadas norueguesa e brasileira, para verem a documentação necessária a cada tipo possível de visto, e outras informações gerais ou detalhadas. E, para quem pensa em estudar no exterior, a Noruega tem bons programas internacionais de educação, com um bom resumo na página Study in Norway.

   
    A seguir listarei os textos que já escrevi aqui no blog relacionados com a Noruega.

  • Cultura
          # Calendário de Advento
          # Deichmanske Bibliotek, a biblioteca pública de Oslo é de acesso gratuito e fácil de se associar.
          # Escritores noruegueses, alguns deles.
          # Fim de semana cultural
          # Livrarias em Oslo, e suas variedades de títulos e línguas.
          # Munch 150, o evento que comemorou os 150 anos do nascimento de Edvard Munch.
          # Oslo Bokfestival, feira do livro de Oslo. Minha participação em 2013.

  • Atrações em Oslo
          # Karl Johans gate, centro da cidade e do governo.
          # Frognerparken, um dos oásis da cidade.
          # Lutvannet, um dos lagos na parte leste da cidade
          # Pôr do sol na área da Aker Brygge
          # Um pouquinho de Oslo no outono.


  • Suporte a estrangeiros
          # Stella Kvinnesenteren, o centro da Cruz Vermelha voltado para ajudar mulheres estrangeiras.



    Se tiverem alguma dúvida ou tema de interesse podem deixar nos comentários, que procurarei responder ou escrever sobre na medida do possível.

    JuRodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário