segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Tradições de Natal: Calendário de Advento

    Hei alle!!

    Novembro já está acabando e o clima de Natal já está invadindo a cidade. As lojas e algumas ruas já estão sendo enfeitadas, os pepperkaker (biscoitos de gengibre) começam a ser feitos nas casas e vendidos nos supermercados, a feira de Natal do centro da cidade já está montada, e os calendários do Advento já estão à venda, ou sendo feitos com as crianças.
    A neve esse ano ainda não chegou por aqui, o que deixa vários noruegueses chateados, mas o frio já está dando as caras e o clima de Natal ajuda a passar as tardes cada vez mais curtas de um jeito mais animado.

    Uma tradição que eu acho bem bacana, principalmente para quem tem criança pequena em casa, é a do Calendário de Advento (Adventskalender), ou Calendário de Natal. Um calendário que tem 24 portinhas em que cada uma esconde uma imagem, um chocolate, uma citação ou um brinquedinho. Cada portinha deve ser aberta no seu respectivo dia, começando em 1º de dezembro, e terminando na véspera do Natal. A ideia é acompanhar a chegada do dia 25.
    A origem dessa tradição começou na Alemanha, com a simples marcação de cada dia com um traço de giz, e foi evoluindo e sendo divulgada para outros países.

    Aqui na Noruega as crianças ganham os seus calendários em novembro e normalmente os penduram perto da cama, abrindo cada portinha e se divertindo e deliciando não só com a lembrancinha mas com o clima festivo.

    Atualmente existem Calendários de Advento nas mais variadas formas e materiais.



    No youtube encontrei um vídeo bonitinho, sobre um calendário de Natal feito em janelas de um prédio, para assistir é só clicar aqui.



    E, como eu adoro o Natal e coisinhas bonitinhas, já garanti o meu Calendário!!



    Ha det bra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário