segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Leitura na Noruega: Livrarias - parte II

    Hei hei!!

     Em setembro Oslo ganhou uma nova e grande livraria, a Eldorado.
    A história do espaço Eldorado começou em 1891, quando foi aberta como palco de teatro na região central da cidade. A casa teatral funcionou como tal até 1911, tendo passado por várias administrações e recebi alguns nomes diferentes no decorrer do tempo.
    Durante os próximos 100 anos o espaço abrigou um cinema, e voltou a se chamar Eldorado em 1929, marcando a inauguração da instalação do sistema de som. Eldorado foi o primeiro cinema com sistema de som na Noruega.
     Em 2012 o cinema foi fechado e neste ano a área passou a abrigar uma linda e renovada livraria, que preservou várias áreas do cinema e converteu-as em espaços para apresentações, debates e eventos.




    Com 3200m² de área, a Eldorado se considera a maior livraria do país, e tem colocado boa parte do seu esforço em divulgar e oferecer ao público trabalhos de autores noruegueses.
    Com tanto espaço, a disposição dos livros é primorosa, com boa parte deles tendo a capa à mostra. As várias seções são distribuídas em dois andares, e convida o leitor a descobrir novos títulos e gêneros.




    Mas, mais do que a variedade e o cuidado na apresentação dos livros o que achei mais interessante no novo espaço é a integração com a comunidade. A livraria tem organizado diversos eventos para os mais variados públicos. Já foram realizados desde lançamento de novos livros, a apresentação com explicação dos autores, passando por sessões de autógrafos a entrevista e debates com alguns escritores. A criançada também tem vez, e foram brindadas com leituras e atividades. Além disso filmes continuam a ser exibidos ocasionalmente no espaço.




    A Eldorado apesar de ter mudado para a área literária não deixou de ser um lugar onde a cultura é cultivada e celebrada. 
 

    Ha det bra!!

* Esse texto foi publicado originalmente em 27/10/2013 na Coluna Correspondentes Internacionais do site Sobre Livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário