quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Resenha: Infâmia

    Hei alle!!

    Hoje vim contar as minhas impressões sobre o livro Infâmia, da Ana Maria Machado, um livro que me surpreendeu.




    Título: Infâmia
    Autora: Ana Maria Machado
    Editora: Alfaguara
     Formato: paperback
    Qde páginas: 277
    Idioma: português






    Tenho lido muitos livros em inglês, o que é ótimo pra aprender, mas como ainda me considero em aprendizado isso tira um pouco da magia da leitura, pois há sempre novas palavras e sinto que perco um pouco do significado de algumas expressões. Então, assim que acabei de ler Seraphina decidi ignorar a ordem da minha lista de leitura e voltar a ler algo em português, mas saindo da minha zona de conforto mudando um pouco de gênero literário. Assim deixei os clássicos e as fantasias de lado e optei por Infâmia.
    Ganhei esse livro em fevereiro de uma amiga, mas ainda não tinha conseguido pegá-lo, porém quando comecei a leitura fui imediatamente impelida para a história e pela escrita diferente, com sentenças curtas e concisas, mas que produziram uma bela obra.
   

Resenha:

    Infâmia é um romance contemporâneo que narra duas histórias em que a força da verdade é questionada e em como artifícios e comodismos em não questionar as coisas acabam encobrindo a verdade.
     Em cada história uma família é atingida de forma diferente, primeiro pela insinuação de algo não tão exato e em seguida pela inverdade. Cada caso é um caso, mas a narração em paralelo nos ajuda a enxergar mais detalhes de um e do outro.

    Num núcleo temos um embaixador aposentado que se sente desconfortável com a repentina morte da filha a alguns anos. Como ele pode não ter percebido a sua fragilidade? Como ele, leitor assíduo, não soube ler as evidências implícitas no comportamento de sua filha?
    Uma pasta com fragmentos do cotidiano da sua filha lhe foi recentemente entregue, o que abre um desconforto e uma desconfiança nele e em sua esposa de que o que lhes foi contado durante os últimos anos não era bem a verdade.

    No outro arco um pequeno funcionário público se vê incomodado por pequenos incidentes no trabalho que vão crescendo e o levam de intrigado e relator de desvios a acusado injustamente de corrupção.

"Estava aprendendo. Uma lição inesquecível: o crime compensa, a inocência é punida.
           Vivia num país sem pena. Sem pena para criminosos. Sem pena das vítimas." - pag. 249


    As histórias se tocam, se complementam e trazem para o cotidiano a pesquisa de fundo realizada pelo neto do embaixador sobre as falsas verdades que escandalizam e danificam pessoas e imagens mesmo depois de terem sido desmascaradas.

    O texto tem uma leitura rica e gostosa, que nos faz parar para refletir em algumas coisas como na importância de questionarmos e não aceitarmos placidamente o que nos é vendido como verdadeiro. Um ótimo livro nacional!


   Avaliação: 4,5 livros!
 



    Ha det bra!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário