Voltando a minha ideia de fazer escrever sobre mais de um livro num só post, hoje eu trago minhas impressões sucintas sobre três livros de não ficção, onde cada um deles tem uma temática diferente dos outros.
Uma Breve História do Século XX, de Geoffrey Blainey
Este livro dá uma visão geral dos principais acontecimentos do século XX, mas não se atem somente a eles ou aos mais famosos, trazendo também particularidades, eventos e sentimentos que ajudaram a definir e a moldar esse século tão revolucionário.
O texto tem uma linguagem simples e clara, não sendo extensivo sobre nenhum assunto em particular, mas dando a eles o trecho necessário para mostrar sua importância e/ou razões e consequências.
Gostei bastante de tê-lo lido e o sugiro para qualquer pessoa. É uma leitura tranquila que nos ajuda a ter uma visão melhor do recente passado da humanidade. O legal desse livro também é que ele pode instiga a nossa curiosidade sobre determinado trecho da história e nos levar a pesquisar mais sobre isso.
Avaliação: 4 estrelas
Magra para Sempre e com Saúde, de Jillian Michaels
Em Magra para Sempre, Jillian traz dicas e informações para levarmos uma vida mais saudável no dia a dia. As atitudes propostas levam em consideração várias pesquisas na área de saúde e bem estar ao mesmo tempo que propõem "soluções" para vários desafios que se colocam no nosso caminho para uma vida mais regrada.
Achei várias das abordagens dela bem realistas, com dicas e soluções que variavam desde coisas fáceis a atitudes que precisam de um maior comprometimento durante o período de adaptação.
Bom para quem quer uma ajuda pela busca de uma vida mais saudável sem entrar em dietas malucas ou séries de exercícios complexas. Tentarei aplicar parte do que aprendi com esse livro.
Avaliação: 4 estrelas
French Children don't Throw Food, de Pamela Druckerman
Pamela é uma norte-americana casada com um britânico e que mora em Paris. Neste livro ela conta a experiência dela de ser mãe, tentando criar bem seus filhos, dando-lhes uma boa educação. Nessa jornada ela percebe que o comportamento de filhos e pais franceses é diferente em muitas coisas dos seus contemporâneos anglo-saxônicos. Em busca de estratégias e dicas de como educar seus pequenos a autora embarque numa pesquisa de campo sobre as técnicas e teorias de criação que os franceses aplicam com seus filhos. O texto é cheio de referências a pesquisas e estudos, possui vários momentos reais sobre situações vivenciadas pela família e amigos da autora, entrevistas com pais e profissionais. Um grande ponto do livro, porém, é a forma sincera, realista e divertida com que Pamela destrincha um pouco da sabedoria popular francesa de criação e educação de crianças. Foi uma boa leitura.
Avaliação: 4 estrelas
Ha det bra!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário