Hoje eu voltei para falar do segundo volume da HQ Fables (Fábulas).
Título: Fables: Animal Farm
Série: Fables, # 02
Autor: Bill WillinghamIlustradores: Mark Buckingham, Steve Leialoha
Editora: Vertigo
Formato da edição: graphic novel
Qde páginas: 123
Minhas impressões:
A história em Fables: Animal Farm gira em torno de mudanças, ou em tentativas de promover mudanças. E, para quem já leu Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de George Orwell, a associação com a trama é fácil e direta.
A comunidade de Fables, denominada simplesmente como Farm (fazenda), é integrada por todos os personagens que não possuem aparência humana. Como eles não podem se integrar facilmente a sociedade nova-iorquina eles são mantidos numa região distante e isolada, protegida por feitiços e encantos que os mantêm ignorados por todos os humanos.
O problema é que esses personagens estão cansados de serem excluídos da excitante vida da cidade grande e de serem proibidos de saírem de Farm, pois o risco de todos os contos de fadas serem descobertos é grande. Uma revolução está a caminho!
Vindo de Fabletown para uma visita inesperada, Snow White traz consigo Rose Red, uma tentativa de melhorar sua relação com a irmã. Essa chegada acaba por antecipar os acontecimentos da revolução e a trama esquenta.
Gostei de como a idéia da história de Animal Farm foi integrada a Fables, ela no princípio até aparenta mas não é a parte principal dessa revista, se prestarmos atenção o foco aqui é realmente a interação entre Snow e Rose Red. Podemos descobrir um pouco mais sobre como era o relacionamento delas antes da traição de Rose, e também o que motivou a irmã mais nova a se rebelar contra Snow. Sobre esse motivo só vou comentar que só solidificou mais a minha impressão de que Rose Red não é uma pessoa legal.
Os traços da HQ são lindos, gosto da escolha de cores e de como eles criam cenas visualmente impactantes. Alguns outros personagens além de Snow e Rose são desenvolvidos um pouco mais, novos aparecem e o fim tem sua dose de emoção.
Mesmo com a demonstração um tanto quanto inadequada, na minha opinião, de uma fraqueza de Snow, ela ganhou ainda mais o meu respeito e admiração quando eu concluí essa leitura.
Avaliação: 4,5 livros!
* As imagens retiradas da HQ Fable: Legends in Exile, puramente com o intuito de ilustração e divulgação. Todos os direitos das mesmas são de seus criadores.
Ha det bra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário