Hoje voltei pra mostrar mais um pouquinho da cidade de Oslo.
Oslo é uma cidade cercada e permeada de natureza, a integração é enorme, e mesmo nos bairros onde o asfalto e os prédios dominam mais o entorno há sempre um parque por perto. Além disso, a cidade é cercada por montanhas, florestas e lagos, é muito fácil de escapar do estresse e se beneficiar do contato com uma área mais calma.
O maior parque da cidade é o Frognerparken, também conhecido como Vigelandsparken. É uma área linda, cheia de encantos, cantos e possibilidades. Atraia muitos turistas por sua beleza e suas inúmeras estátuas, todas do Vigeland, mas ele pertence mesmo é aos cidadãos, que o utilizam para espairecer, brincar, andar de bicicleta, namorar, passear, estudar, se exercitar, lanchar, tomar banho de sol, reunir a galera, brincar na neve, ir a peças infantis, nadar, enfim, se o nativo acha que algo dá pra fazer ao ar livre, provavelmente ele já usou, usa ou usará o parque para isso.
O Frognerparken fica no bairro de Majorstuen e é facilmente acessível por bonde elétrico, ônibus ou metrô, porém dependendo de onde você está vale muito a pena chegar lá caminhando entre as ruazinhas do entorno.
Além de lindo, multiuso e querido, esse parque tem muita história. Antes dos 1600 a região já era um jardim privado, que foi trocando de dono até virar propriedade da prefeitura e virar um parque público. Ele já abrigou a comemoração de 100 anos da Constituição da Noruega, em 1914. Já teve sua área mais alta, onde hoje está um enorme obelisco, cogitada para abrigar um novo prédio do parlamento e teve seu paisagismo e design assumido pelo escultor Gustav Vigeland numa transação com o governo, que lhe rendeu apoio financeiro e ateliê em troca de todas suas peças já produzidas até então e a serem produzidas.
Não tenho a pretensão de achar que esse meu pequeno post faz jus a importância desse parque a cidade, mas é uma pequena demonstração de carinho por um lugar que me acolhe em qualquer parte do ano, seja qual for a estação e o meu humor.
Para quem ainda não conhece, vale muito a pena visitar. Mas se vier, reserve a ele uma longa tarde, ou até mesmo um piquenique no gramado, passeie pelas alamedas, encontre alguns dos seus recantos, não se atenha somente ao passeio padrão pela via principal. Você vai se maravilhar ainda mais, tenho certeza.
Ha det bra!!
Lindas as fotos! :D
ResponderExcluirObrigada Carlos! Mas o cenário ajuda muito. :)
Excluir