Hoje vim dá uma dica de programa cultural.
Neste ano completa-se 150 anos de nascimento de Edvard Munch, um dos grandes artistas do modernismo e em comemoração a esta data está sendo realizada uma grande celebração no país, com exposições especiais e eventos diversos. As principais atrações estão acontecendo em Oslo, mas existem homenagens em outras cidades também.
O nome do evento como um todo é Munch 150, que tem um site com informações detalhadas, o www.munch150.no/en (versão em inglês).
A principal atração do evento é a Exibição de Aniversário "Munch 150", considerada a exposição mais abrangente dos quadros do pintor, já realizada.
Pelo seu tamanho, a exibição foi dividida em dois locais: os trabalhos datados de 1882 a 1903 estão em exposição na Nasjonalgalleriet (Galeria Nacional), enquanto os trabalhos de 1904 a 1944 são apresentados no Munch-museet (Museu do Munch).
Munch tem vários quadros considerados como obras-primas, e sua forma de pintar sofreu influência de várias técnicas e movimentos diferentes, mas o artista se focou muito na representação dos anseios humanos, chegando a escandalizar a sociedade da época várias vezes com suas pinturas vanguardistas.
Essa exposição principal está aberta ao público desde 02 de junho e permanecerá acessível até dia 13 de outubro. Então ainda dá tempo de vê-la. Os dois locais possuem também visitas guiadas, sem custo adicional, até onde pude averiguar, que em setembro e outubro acontecem aos domingos.
As informações referentes a horários, preços de ingresso, endereço, etc. podem ser encontradas atualizadas na página http://www.munch150.no/en/Programme/Anniversary-Exhibition-Munch-150-593845.
Outra dica legal é fazer download do áudio-guia pelo site http://munch150audioguide.no/, e usá-lo no seu aparelho Android, antes de ir a exposição, para poder acompanhar os quadros com explicações em inglês. Também é possível adquirir aparelhos com áudio-guia nas entradas dos museus. Mas se não me engano só a versão do site é gratuita.
Aproveitem para conhecer, porque a exposição está realmente bem abrangente, bem feita e num preço razoável se levarmos em consideração a quantidade de obras-primas expostas.
Meus ingressos para a exposição no Nasjonalgalleriet |
Ha det bra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário