sexta-feira, 18 de julho de 2014

Resenha: Bento

    Olá!

    A resenha de hoje é sobre o primeiro volume de uma saga de vampiros escrita por um autor brasileiro. Bento foi uma compra incomum, onde levei em conta a nacionalidade do escritor e as críticas positivas a seu trabalho, ignorando minha não preferência por livros mais aterrorizantes.



Título: Bento
Série: Saga o Vampiro-Rei - livro 1
 Autor: André Vianco
Editora: Novo Século
Formato da edição: brochura
Qde páginas: 520

  Desafios: Seriously Series Reading Challenge 2014 (series started in 2014)
Full House Reading Challenge 2014 (published before 2013);
TBR Pile Reading Challenge 2014;


Enredo:


     Numa noite a 30 anos atrás a história da humanidade foi mudada abruptamente. Metade dos seres humanos adormece de forma profunda e inexplicável, só isso já bastaria para instaurar um caos na sociedade, mas quando boa parte da população restante passa a agir como demônios da escuridão é o fim de uma era. Aquela passaria a ser conhecida como A Noite Maldita.

     Para sobreviver as pessoas passam a se agrupar em vilas ou aglomerados cercados por muros defendidos dia e noite, principalmente a noite. A solidariedade e o apoio ao próximo são essenciais nos dias atuais.
     Além dessa "doença" misteriosa, a Noite Maldita também trouxe o fim das telecomunicações, as ondas de rádio e eletromagnéticas aparentemente sumiram, toda e qualquer comunicação a distância não existe mais. Combustível é um item em extinção, assim como a energia elétrica, só conseguindo ser produzida de forma pontual.

     Enquanto o dia é dos humanos, seja para tentarem se proteger e produzir alimento, seja para caçar tocas e reforçar a segurança de suas comunidades, a noite é dos vampiros.

"O mundo estava tão diferente que, às vezes, era difícil de acreditar que se vivia no mesmo planeta. Vida: só experimentavam durante o dia, durante as horas de sol. Durante a noite fechavam-se, protegiam-se como podiam. Defendiam-se dos malditos noturnos. Dos monstros das trevas. Fechavam-se em comunidades como aquela. Cercadas por muros altos e vigias noturnos. Olhos abertos. Só relaxavam quando o sol nascia. Mas tremiam quando o astro rei deitava no horizonte. Sabiam que a luz era a única defesa inabalável. A escuridão era a chave que libertava o mal sobre a Terra. (...) " - pg 22

    Esses novos seres, antes foram pessoas comuns, que adoeceram e morreram no evento inexplicável, para levantarem outros, avessos a luz, mais rápidos e ágeis, não necessariamente mais espertos, só que com uma sede enorme por sangue.
     Sua organização é relativamente fraca, o que não os impede de minar as estruturas existentes a fim de dificultar a sobrevivência dos humanos despertos. Apesar de terem o sangue mais saboroso, são os adormecidos a principal fonte de alimentação dos vampiros. Aqueles que dorme não morrem.

     A luta pela sobrevivência está travada e os Rios de Sangue (aglomeração de adormecidos) são peças importantes nessa batalha.

     Sem uma regularidade específica, alguns adormecidos despertam nessa nova realidade, alguns deles chegam a acordar como vampiros, mas aparentemente a maioria continua humana, dentre esses uma pequeníssima parcela trás um poder especial que os sensibiliza à presença de vampiros, tornando-os caçadores. Verdadeiros guerreiros que alucinam quando sob ataque desses seres noturnos. Conhecidos como Bentos, eles são a grande esperança da humanidade.


Minhas impressões:

     Vamos conhecendo todo esse universo aos poucos, assim como Lucas, um bento recém acordado, que têm sob suas costas a responsabilidade de desempenhar papel principal numa profecia de salvação. Um papel que ele não pediu, não entende e não se sente preparado para exercer, mas que aos poucos lhe vai sendo revelado.

"Pouco a pouco, conversa a conversa, Lucas sentia-se montando o quadro real do mundo em que se encontrava. Era um mundo cheio de sangue e batalhas. O planeta havia submergido novamente na idade das trevas." - pg. 167

"(...) Aquele mundo novo assustava. Era um escolhido, no dorso de um cavalo numa cruzada inimaginável. Em busca de outros bentos. Em busca de uma profecia. Em busca de milagres e salvação." - pg. 212

     Vianco criou uma fantasia sobrenatural bem legal, os vampiros possuem alguns toques do autor e ainda assim tendem para o lado clássico – bebedores de sangue com aversão ao sol. A forma de organização deles é bacana de se ler e imaginar cavernas, salas e tocas recheadas desses seres dormindo durante o dia para despertarem famintos ao fim do crepúsculo. A maneira de caçar os humanos, usando até mesmo ¨mulas¨ para agirem por eles durante o dia. Como uma hierarquia primária vai sendo formada, e até mesmo entre eles a diferença entre o peão, o oportunista e os líderes existe.

     Mas apesar de essa ser uma história com vampiros, o foco principal em Bento é a sobrevivência e superação humana. A resiliência e força de lutar até o último suspiro, a união e camaradagem nascida nos momentos extremos. É a história de um herói, de vários heróis, que arriscam a sua vida pela salvar a dos que se ama e pela continuação de sua espécie.

     A narrativa do livro é fluida e corre rápida, as situações apresentadas são instigantes e o plot da história é bem amarrado. Só teve um momento em que achei o uso do sobrenatural meio forçado, mas nada que diminua o brilho da história, vai mais pro gosto pessoal mesmo.
     Recheado de personagens cativantes perdi um pouco da identificação com Lucas durante um período no meio do caminho, mas acredito que isso deva ser encarado na verdade como um ponto positivo para a escrita do autor, pois as decisões tomadas por ele são muito difíceis tanto para serem acatadas e postas em práticas, quanto para entendê-las.

     Outro aspecto legal do livro é a inclusão do país como um todo na história, as cenas não se passam só no sudeste ou são realizadas por cariocas ou paulistas, aqui, Belém e Belo Horizonte estão representadas, bem como a cultura indígena e a abundância de ecossistemas que temos.

     Gostei de ter entrado nessa história já tendo lido o prequel A Noite Maldita, contudo acredito que os leitores que comecem por Bento vão apreciá-lo tão quanto a mim. Fico agora contando os dias para continuar essa saga, e descobrir o que acontece com Lucas, Sinatra, Raquel, Adriano e tantos outros personagens.


    Minha Avaliação: 4,5 estrelas


    Ha det bra!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário