quinta-feira, 20 de junho de 2013

Um pedacinho da Noruega... Karl Johans gate - Oslo

    Hei alle!

    Oslo é uma cidade muito agradável de se viver, consigo descrevê-la como uma grande cidade pequena. Ela possui um pouco de tudo de uma metrópole, como vida noturna, cultural e política, acesso a lojas, informação e novidades, bem como trânsito (sem comparar com Rio e São Paulo), assalto, pedintes e áreas mal frequentadas. Mas Oslo consegue manter uma área bucólica e intimista.
    Qualquer amante da natureza se maravilha por aqui, são parques, praças, jardins, fjords, praias, florestas, lagos, rios e montanhas. Um espetáculo! Na verdade só acho a cidade feia quando a neve começa a derreter e tudo fica lamacento e/ou ainda mais escorregadio.
    Então vou tentar dividir um pouquinho disso aqui com vocês.

    A principal rua da cidade é a Karl Johans, nomeada em homenagem ao rei sueco que participou da revitalização da capital no processo de independência do país.
    É na Karl Johans gate que se encontram os dois grandes poderes políticos do país. Numa ponta está Det Kongelige Slott, o Palácio Real e no meio o Storting, o Parlamento Norueguês. No outro extremo da rua chega-se a Oslo Sentralstasjon, a Estação Central de Oslo. E entre isso tudo, muitas lojas, hotéis, praças e o Nationaltheatre, o Teatro Nacional.

Inúmeras vistas ao redor da Karl Johans

      O Palácio Real, ou Slottet como é comumente chamado, é a residência oficial do rei Harald V e da rainha Sonja, e é onde o rei e o príncipe Haakon, herdeiro do trono, se reúnem com os representantes do Parlamento.

Det Kongelige Slott


    A Noruega é uma monarquia constitucional que elege 169 representados para compor o Storting, que é a base para a escolha do Presidium, um grupo de 6 membros que funciona como líder do Parlamento. É o parlamento que mantém o controle formal da promulgação da legislação e a aprovação dos orçamentos nacionais.

Det Storting

    Entre esses dois prédios de poder ficam três praças que parecem uma só e o lindo prédio do Teatro Nacional. Cheio de beleza e encanto esse pedacinho de Oslo merece uma visita e muitas fotos em qualquer estação do ano.

Lago artificial da praça central na primavera e como pista de gelo no inverno


Ha det!

Nenhum comentário:

Postar um comentário