quinta-feira, 13 de junho de 2013

Participação no Desafio Literário 2013

    Hei alle!

    Eu conheci o Desafio Literário em 2012, através de algum blog que não me lembro mais qual foi. Mas lembro-me de ter ficado animada com a ideia e resolvido me desafiar mesmo restando menos de 6 meses para dar conta dos 12 temas propostos.
    Não consegui cumprir todo o desafio, mas adorei ter participado, me aventurei, busquei e dei prioridades para livros diferentes do que eu estava acostumada a ler. Conheci sites e blogs novos e me acostumei com a dinâmica da gincana.
    Então, quando os temas do desafio de 2013 saíram, lá estava eu, fazendo mil planos, pesquisas e listas. Porque além de já ser um desafio, eu tenho que conseguir cumprí-lo morando do outro lado do Atlântico, onde minhas opções ficam um tanto quanto limitadas ao que eu trouxe comigo, e ao que consigo ler com o meu atual domínio de outras línguas (coisa que está em aprimoramento).

    Por enquanto estou conseguindo cumprir os temas, mas o desse mês é o mais difícil até agora para mim e ainda não escolhi nenhum livro (Ahahaahhhhh!!!)
    Nesse caminho fui descobrindo algumas ferramentas que tem me ajudado, como os sites Skoob e GoodReads, e o Kindle, mas depois faço um post falando sobre eles e dando algumas dicas.
    E, vamos a minha lista de metas de leituras para o Desafio Literário 2013.

  • Janeiro - tema: livre
          Fiz a festa nesse mês, aproveitei as férias e tirei vários livros da minha grande fila de leituras.

          # Jogos Vorazes, de Suzanne Collins   -   (Resenha no Skoob - JuRodrigues)

          # Em Chamas, de Suzanne Collins   -   (Resenha no Skoob - JuRodrigues)

          # A Esperança, de Suzanne Collins   -   (Resenha no Skoob - JuRodrigues)

          # A História sem Fim, de Michael Ende   -   (Resenha no Skoob - JuRodrigues)

          # Noites de Tormenta, de Nicholas Sparks   -   (Resenha no Skoob - JuRodrigues)

  • Fevereiro - tema: livros que nos façam rir
           Para fevereiro eu tinha planejado ler meu segundo livro de Terry Pratchett, mas Mort não me prendeu no início e acabei deixando ele de lado. Optei em seu lugar por ler algo além de divertido bem leve, já que eu estava meio sem tempo pra ler.

          # Leonardo da Vinci e seu Supercérebro, de Michael Cox   -   (Resenha no Skoob - JuRodrigues)

  • Março - tema: animais protagonistas
            Esse foi o primeiro mês em que eu não tinha acesso a um livro que se encaixasse no tema em português. A solução: ler em inglês. E, se é para comprar um livro novo, porque não um clássico?
            Resolvi conhecer uma obra muito comentada e adorei!

          # Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de George Orwell   -   (Resenha no Skoob - JuRodrigues)

  • Abril - tema: uma ou mais das quatro estações no título
            Em abril eu fui a farra e devorei a trilogia das Crônicas de Dragonlance, livros que comprei a um bom tempo como presente para o meu marido e que são baseados e desenvolvidos a partir de aventuras de RPG.

          # Dragões do Crepúsculo do Outono, de Margaret Weis & Tracy Hickman   -   (Resenha no Skoob - JuRodrigues)

          # Dragões da Noite de Inverno, de Margaret Weis & Tracy Hickman   -    (Resenha no Skoob - JuRodrigues)

          # Dragões da Alvorada da Primavera, de Margaret Weis & Tracy Hickman   -   (Resenha no Skoob - JuRodrigues)

  • Maio - tema: livros citados em filmes
            Fiz bastante pesquisa para esse tema, e listei vários títulos que me deram vontade de ler, porém fui de clássico infanto-juvenil para coinciliar com o que eu tinha em casa.

          # As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll   -   (Resenha no Skoob - JuRodrigues)

  • Junho - tema: romance psicológico
            Taí um tema que não me é muito familiar ou qe venha fácil a mente títulos propícios, mas o objetivo do desafio também é nos tirar da nossa zona de conforto, e com as sugestões da equipe minhas opções se reduziram a um desses dois.

          # A Vida de Pi, de Yann Martel

          # O Vermelho e o Negro, de Stendhal   -    (opção reserva)

  • Julho - tema: cor ou cores no título

           Mês de verão na Noruega e de muita atividade fora de casa, afinal temos que aproveitar o sol enquanto ele aparece. Será que vou ter tempo de ler um livro grosso?

          # O Vermelho e o Negro, de Stendhal

          # A Pirâmide Vermelha, de Rick Riordan   -    (opção reserva)

  • Agosto - tema: vingança

           Um livro que encaixa certinho nesse tema e que eu abandonei tem quase dois anos é Moby Dick, mas sinceramente não estou certa de que já é hora de voltar a pegá-lo.

          # Hamlet, de William Shakespeare
  
  • Setembro - tema: autores portugueses contemporâneos

           Ao ver esse tema me dei conta de que não leio muito da nova safra de histórias portuguesas. Hora de reparar isso!

          # Caim, de José Saramago
  
  • Outubro - tema: histórias de superação

           Tenho algumas dúvidas se minhas opções se encaixam mesmo no tema.

          # A Casa das Orquídeas, de Lucinda Riley  

          # Questões do Coração, de Emily Giffin   

  • Novembro - tema: livros que foram banidos

           Enfim meu mês favorito! Hora de ler os injustiçados.

          # Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
  
  • Dezembro - tema: Natal
           Aproveitando o clima natalino, a meta é fechar o desafio lendo sobre essa festa tão bonita. Mas aqui minha busca ainda não deu frutos.

          # ???     

    Esforços vivos para cumprir o Desafio Literário 2013!!!

           balanço em 13/06/13 - temas lidos = 5 de 12; livros lidos = 11

    Quer saber mais sobre o Desafio, acesse aqui, ainda dá tempo de participar.

Ha det!

Nenhum comentário:

Postar um comentário