sexta-feira, 25 de abril de 2014

Li: Star Wars - Heir to the Empire

    Hei alle!

    Finalmente consegui começar a ler histórias do universo estendido de Star Wars. Optei por começar com uma história que segue o arco principal da trilogia original da saga.



Título: Heir to the Empire (Herdeiros do Império)
Série: Trilogia Thrawn - livro 1
 Autor: Timothy Zahn
Editora: Bantam Spectra
Formato da edição: paperback
Qde páginas: 404

  Desafios: Seriously Series Reading Challenge 2014 (series started in 2014)
Full House Reading Challenge 2014 (paranormal or SF or dystopian);
TBR Pile Reading Challenge 2014;
2014 Science Fiction Reading Challenge ;


Enredo:


    Heir to the Empire é o primeiro volume da trilogia Thrawn e foi escrita pelo premiado autor Timothy Zahn. Essa trilogia é ambientada alguns anos depois da batalha de Endor, onde a Rebelião derrotou oficialmente o Império, e tanto o Imperador quanto Lord Darth Vader acabam mortos.
    O desafio agora é estabelecer um governo funcional para a Nova República e trazer para os povos a paz e os ideais pelos quais tantos rebeldes lutaram.

    Neste primeiro volume Leia tem que conciliar seus deveres como membro do governo provisório que busca restabelecer o modelo de república para a administração da galáxia, com seus estudos sobre a Força e seu casamento com Han Solo.
    Han por sua vez trabalha como enviado do governo provisório na tentativa de encontrar aliados e parceiros entre os contrabandistas e pilotos particulares.
    Luke já é um Jedi poderoso mas sente a necessidade de aprender mais, não só para sim como para poder passar esse conhecimento adiante. Ele ainda auxilia Leia e o governo provisório na estabilização da Nova República mas cada vez mais ele direciona sua atenção para a tarefa de se preparar para restabelecer a ordem Jedi.

"Luke sipped at his drink. "Governments and entire plannets are important, Threepio. But when yu aift everything down, they're all just made up of people."
There was a brief pause. "Oh," Threepio said.
"In other words," Luke amplified, "a Jedi can't get so caught up in matters of galactic importance that it interferes with his concern for individual people." He looked at Threepio and smiled. "Or for individual droids." - pag. 16

    As dificuldade enfrentadas para estabelecer um novo governo são aumentadas pelas diferenças de opiniões e ambições dos envolvidos e agravadas pelas incursões táticas de uma frota remanescente do Império que está em missão para minar o instável poder da Nova República.

    O trio de heróis passam por tarefas, desafios e perigos, por vezes sozinhos, enquanto em outras atuando juntos, seja por planejamento ou por obra do destino. Vários personagens conhecidos aparecem por aqui também, como Chewbacca, C-3PO, R2-D2, Lando, entre outros; e, somos apresentados a novos personagens também, principalmente os relacionados com o antigo Império.

"And here, Lando realized - right here - was where it all came down to the wire. Where you decided who or what it was you trusted. Tactics and abstract logic... or people. (...)" - pag. 363 


Minhas impressões:

    O autor Timothy Zahn conseguiu fazer um bom trabalho ao trazer a essência e a dinâmica dos personagens e do universo Star Wars para o mundo literário, ajustando-o a esta mídia, dando-lhe opções e caminhos que não ferem o que foi visto nos filmes mas lhe auxiliam a crescer e desenvolver esse mundo.

    Gostei muito da história, de como os personagens mantiveram sua bagagem enquanto apresentam evolução e amadurecimento pessoal e em suas relações. Ri com as tiradas de C-3PO, continuei fã da bravura de R2-D2, gostei de ver um Luke mais maduro, ainda que passando por conflitos. Legal também ver que a relação entre Han e Leia não foi  transformada num amor meloso, eles se respeitam e amam, mas encontram um equilíbrio entre o casal aventureiro e de ação com o romance e o amor.

    Não tenho pretensão alguma de analisar os eventos do livro ou de tentar inseri-los na cronologia de Star Wars, afinal sou uma simples fã que entende de menos e está só começando a conhecer um  pouco mais sobre essa saga tão legal. Dito isto, achei o livro muito bom. Para quem gosta desses personagens vale super a pena ler o que aconteceu com eles depois dos filmes.


    Minha Avaliação: 4,5 livros


    Ha det bra!!

2 comentários:

  1. Lendo a resenha sobre o livro, tenho que dizer: nunca assisti ao filme. Morro de vontade de conhecer esse universo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Bárbara, é difícil conhecer alguém que nunca tenha visto pelo menos um dos filmes, rsrss.
      Eu sou suspeita pois cresci assistindo a trilogia original, só que só agora depois de mais velha que me interessei pelas demais histórias do universo Star Wars.
      Se vc gosta de filme de aventura e não se importa de ver filmes mais antigos acho que é uma boa começar pelo filme Uma Nova Esperança. Mesmo quem não é fã de ficção científica acaba gostando dele.
      Depois me conta se você assistiu e se gostou.
      Beijos!

      Excluir