Depois de meses só falando inglês, meu norueguês está mais do que enferrujado, então voltei a tentar ler também livros infanto-juvenis. O bom disso é que a coluna En bok på norsk ganha mais um texto. :)
Título: Oslo Brenner
Série: Mikkel & Tønnes - livro 1
Autor: Vigdis Bjørkøy
Editora: Front Forlag
Formato da edição: hardcover
Qde páginas: 102Sinopse:
Oslo Brenner (Oslo Incendiada) é o primeiro livro das aventuras de Mikkel e Tønnes, é neles que entre a fumaça e as labaredas do grande incêndio de 1624 que atingiu a cidade de Oslo os meninos se conhecem e se unem para primeiro levarem a mãe e irmã de Mikkel para um lugar seguro, e depois para encontrar o pai de Tønnes. E passando por dificuldades os dois vão aprendendo a confiar um no outro.
Minhas impressões:
A
autora deste livro utilizou o grande incêndio de 1624, que destruiu a cidade de Oslo, como
pano de fundo de sua história. Na noite do incidente, Mikkel está na
rua realizando um entrega para seu patrão e acaba tendo que além da
entrega preocupar-se com a segurança de sua mãe e irmãzinha. Procurando uma rota sem fogo para alcançar a cabana onde sua família mora ele tem um encontro inesperado com Tønnes. O segundo menino está desorientado por causa do fogo e da fumaça e não consegue encontrar um caminho para ou voltar pra casa ou encontrar seu pai. É então que a boa índole de Mikkel não o deixa abandonar o
menino perdido pela cidade. A partir e então os meninos acabam se
tornando amigos e ajudando um ao outro.
O texto é gostoso e passa bem a complicada situação que era ter um incêndio nas antigas cidades, construídas basicamente com madeira e sem grandes espaços entre casas e ruas.
No fim do livro tem-se ao final um curto texto explicando esse fato histórico que desencadeou a mudança da cidade de local e de nome. Nasceria depois Christiania.
Acho q a mistura ação, mistério e história vai conquistar os pequenos leitores.
Minha Avaliação: 4 estrelas
Ha det bra!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário