quarta-feira, 30 de abril de 2014

Leituras do mês - abril/14

    Hallo!!

    Hora do balanço da leitura do mês de april. :)
    Como eu estava de férias não tive tanto tempo livre para ler, a prioridade foi fazer outras atividades e curtir a família e amigos, mas mesmo assim terminei cinco livros e comecei outros três.



    No Kindle eu li dois contemporâneos, um romance histórico. A Bandeja: Qual pecado te seduz?, de Lycia Barros, conta a história de Angelina, que recém chegada a faculdade vê sua fé e bons princípios desafiados pela atratividade camuflada de vários pecados, é um contemporâneo voltado para um público mais jovem que mostra que o caminho para uma vida digna e correta nem sempre é fácil de se perceber e seguir.
    Indo para os romances, eu comecei a ler The Bridegroom Wore Plaid, de Grace Burrowes, despretensiosamente, e me surpreendi com um romance histórico gostoso, com toques de mistério e mais de um casal romântico. Seguindo minha leitura de um título da série A Year of Wedding por mês, eu gostei de como a autora Lenora Worth incluiu o tema estresse pós-traumático de ex-combatentes de uma forma suave mas relevante, mostrando com delicadeza como é difícil para as famílias e companheiros de militares vindos da guerra ajudarem a recuperação de seu ente querido. An April Bride ganhou pontos comigo por causa deste tema.



    Em cópia física eu só li dois livros esse mês. Terminei Heir to the Empire (Herdeiros do Império), o primeiro volume da Trilogia Thrawn (Star Wars), escrita por Timoty Zahn. Gostei bastante do livro e continuarei a série. Fiz uma resenha despretensiosa que saiu sexta-feira passada. Vale super a pena para quem gosta desse universo.
    Li ainda outro início de série, Cinder é o primeiro livro das Crônicas Lunares, da autora Marissa Meyer. Apesar de ter gostado da história e ter achado a releitura do conto de fadas da Cinderela que Meyer fez bem interessante eu não me apaixonei pelo livro. Achei bom e fiquei curiosa para saber como serão os próximos livros, mas não foi tão incrível como ouvi por aí. As minhas impressões sobre ele saem na próxima semana.
 
    Até que para os dias corridos e totalmente fora da minha rotina eu consegui ler bastante, comecei ainda três outros livros, um que está meio chato, um muito legal que eu consegui perder o livro (sério, ele sumiu por tempo suficiente para eu não conseguir trazê-lo comigo pra Oslo), e um romance que tinha tudo pra ser bom mas está meio enfadonho.
    Mês que vem eu volto com mais.

    Uma boa leitura pra vocês!

    Ha det bra!!

terça-feira, 29 de abril de 2014

TBR Pile Reading Challenge: April Wrap-up

    Hei alle!

    It's time to my April wrap-up for the 2014 TBR Pile Reading Challenge.



    April I was on vacation and could read 2 books for this challenge. A Star Wars book and a first in a series.


Star Wars: Heir to the Empire (Herdeiro do Império) by Timothy Zahn
Cinder by Marissa Meyer


    I already posted my opinion, in Portuguese, about the Heir to the Empire here in the blog (link on the name above). Review for Cinder comes out next week.


    How was your April?

    Ha det bra!!

domingo, 27 de abril de 2014

Turist i egen by 2014 - Turista na sua cidade 2014

    Hei alle!!

    Hoje é dia dos moradores de Oslo aproveitarem o lindo céu azul e sol para turistar pela cidade.
    Todo o ano o governo municipal em conjunto com setores turíticos promovem um dia em que todos tem direito a um passe que libera o acesso a rede de transporte pública e a praticamente todos os museus da cidade.



    Esse ano a data escolhida é 27/04. Então se você está aqui por Oslo e quer aproveitar essa oportunidade, é só passar na prefeitura das 9h as 15h e garantir o seu Oslo Pass do evento.

    Para saber mais sobre isso acesse a página do evento (em inglês), ou baixe aqui o programa completo (em norueguês e inglês).

    Ha det bra!!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Li: Star Wars - Heir to the Empire

    Hei alle!

    Finalmente consegui começar a ler histórias do universo estendido de Star Wars. Optei por começar com uma história que segue o arco principal da trilogia original da saga.



Título: Heir to the Empire (Herdeiros do Império)
Série: Trilogia Thrawn - livro 1
 Autor: Timothy Zahn
Editora: Bantam Spectra
Formato da edição: paperback
Qde páginas: 404

  Desafios: Seriously Series Reading Challenge 2014 (series started in 2014)
Full House Reading Challenge 2014 (paranormal or SF or dystopian);
TBR Pile Reading Challenge 2014;
2014 Science Fiction Reading Challenge ;


Enredo:


    Heir to the Empire é o primeiro volume da trilogia Thrawn e foi escrita pelo premiado autor Timothy Zahn. Essa trilogia é ambientada alguns anos depois da batalha de Endor, onde a Rebelião derrotou oficialmente o Império, e tanto o Imperador quanto Lord Darth Vader acabam mortos.
    O desafio agora é estabelecer um governo funcional para a Nova República e trazer para os povos a paz e os ideais pelos quais tantos rebeldes lutaram.

    Neste primeiro volume Leia tem que conciliar seus deveres como membro do governo provisório que busca restabelecer o modelo de república para a administração da galáxia, com seus estudos sobre a Força e seu casamento com Han Solo.
    Han por sua vez trabalha como enviado do governo provisório na tentativa de encontrar aliados e parceiros entre os contrabandistas e pilotos particulares.
    Luke já é um Jedi poderoso mas sente a necessidade de aprender mais, não só para sim como para poder passar esse conhecimento adiante. Ele ainda auxilia Leia e o governo provisório na estabilização da Nova República mas cada vez mais ele direciona sua atenção para a tarefa de se preparar para restabelecer a ordem Jedi.

"Luke sipped at his drink. "Governments and entire plannets are important, Threepio. But when yu aift everything down, they're all just made up of people."
There was a brief pause. "Oh," Threepio said.
"In other words," Luke amplified, "a Jedi can't get so caught up in matters of galactic importance that it interferes with his concern for individual people." He looked at Threepio and smiled. "Or for individual droids." - pag. 16

    As dificuldade enfrentadas para estabelecer um novo governo são aumentadas pelas diferenças de opiniões e ambições dos envolvidos e agravadas pelas incursões táticas de uma frota remanescente do Império que está em missão para minar o instável poder da Nova República.

    O trio de heróis passam por tarefas, desafios e perigos, por vezes sozinhos, enquanto em outras atuando juntos, seja por planejamento ou por obra do destino. Vários personagens conhecidos aparecem por aqui também, como Chewbacca, C-3PO, R2-D2, Lando, entre outros; e, somos apresentados a novos personagens também, principalmente os relacionados com o antigo Império.

"And here, Lando realized - right here - was where it all came down to the wire. Where you decided who or what it was you trusted. Tactics and abstract logic... or people. (...)" - pag. 363 


Minhas impressões:

    O autor Timothy Zahn conseguiu fazer um bom trabalho ao trazer a essência e a dinâmica dos personagens e do universo Star Wars para o mundo literário, ajustando-o a esta mídia, dando-lhe opções e caminhos que não ferem o que foi visto nos filmes mas lhe auxiliam a crescer e desenvolver esse mundo.

    Gostei muito da história, de como os personagens mantiveram sua bagagem enquanto apresentam evolução e amadurecimento pessoal e em suas relações. Ri com as tiradas de C-3PO, continuei fã da bravura de R2-D2, gostei de ver um Luke mais maduro, ainda que passando por conflitos. Legal também ver que a relação entre Han e Leia não foi  transformada num amor meloso, eles se respeitam e amam, mas encontram um equilíbrio entre o casal aventureiro e de ação com o romance e o amor.

    Não tenho pretensão alguma de analisar os eventos do livro ou de tentar inseri-los na cronologia de Star Wars, afinal sou uma simples fã que entende de menos e está só começando a conhecer um  pouco mais sobre essa saga tão legal. Dito isto, achei o livro muito bom. Para quem gosta desses personagens vale super a pena ler o que aconteceu com eles depois dos filmes.


    Minha Avaliação: 4,5 livros


    Ha det bra!!

domingo, 20 de abril de 2014

Boa Páscoa!!

    Hallo!!

    Hoje meu desejo é que todos possam sentir o poder da renovação.

    Que esta Páscoa seja um período de reflexão, onde todos nós paremos para pensar não somente nos chocolates, mas que lembremos a importância de confraternizarmos com quem gostamos, a delicadeza poderosa que é o renascimento da natureza, da generosidade, do perdão e do amor.



    God Påske til alle!!

domingo, 13 de abril de 2014

TAG: Livros Opostos

    Hei hei!

    Hoje vim responder a tag Livros Opostos, criada pelo Bruno do canal Na Minha Estante.

    A tag tem 10 itens em que devemos mostrar nossas escolhas pra uma opção literária e a sua contraparte. Vamos lá?

1) 1º livro da sua coleção X Último livro comprado


    Na minha estante em Oslo o meu livro comprado a mais tempo é o primeiro volume da coleção Clássicos Abril, o volume 1 de Crime e Castigo, de Dostoièvski.
    E, o último que comprei foi The Complet Robot, uma coletânea de contos de Asimov.


2) Um livro que você pagou barato X Um que pagou caro


     Comprei O Silêncio dos Inocentes num sebo por uns 8 reais, se não me falha a memória. É com certeza um dos meus livros pelo qual paguei mais barato. 
    Já no quesito alto investimento incluo a minha nova coleção de Harry Potter. Ela não foi barata, mas achei que valeu super a pena.


3) Livro com protagonista homem X Um com protagonista mulher


    Para protagonista homem escolhi O Retrato de Dorian Gray. O clássico de Oscar Wilde praticamente só utiliza personagens masculinos para discorrer sobre a temática dos prazeres mundanos se sobrepondo a ética, moral e alma dos homens.
    Belle tem uma protagonista feminina que sofre bastante e amadurece durante a história. É um gostoso romance histórico.
  

4) Um que você leu rápido X Livro que demorou para ler


    A leitura de As Cavernas de Aço é gostosa e rápida, uma ótima opção para quem quer um livro com toque de ficção científica.
    Agora O Silmarillion me demandou bastante tempo e paciência, pois seus contos apesar de interessantes são hora densos, hora intrincados, ou ainda com muita informação. Mas para quem gosta do universo de Tolkien vale a pena conhecer.


5) Livro com a capa bonita X Um com capa feia


    Tenho vários livros com capas bonitas, mas escolhi Fios de Prata, de Raphael Draccon, para representar todos eles. Acho que essa capa tem um efeito muito legal.
    Agora, a capa de They Call me.. Montey Greene é bem fraquinha.


6) Um livro brasileiro X Um internacional


    Bento, de André Vianco, é minha escolha para livro de autor brasileiro.
    Para livro internacional peguei um de uma autora norueguesa, Anne Holt é considerada a rainha da literatura policial na Escandinávia e 1222 recebeu boas críticas.


7) O livro mais fino X O livro mais grosso


    Eu tenho uma variedade de livros finos e grossos. O mais fino, com 99 páginas, é The Old Man and the Sea, de Ernest Hemingway. E, o mais grosso é sem dúvidas o terceiro volume d'As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. A Tormenta de Espadas tem 880 páginas e é um impressionante tomo.


8) Um livro de ficção X Um de não ficção


    O livro de ficção que escolhi é uma das minha leituras mais recentes, Heir to the Empire foi escrita por Timothy Zahn é continua a história de Leia, Han Solo e Luke, após a vitória da Batalha de Endor (ambientada no Episódio VI da saga Star Wars).
    Quiet é o livro de não-ficção que tenho lido nesses últimos meses. O tema discorrido pela autora Susan Cain é sobre o poder que os introvertidos tem, mesmo num mundo que enaltece a extroversão.


9) Um livro meloso X Um livro de ação


    Adoro ler romances, só que a maioria eu pego emprestado ou leio na forma de ebooks. Um romance gostoso, com a dose certa de mel, na minha opinião, é Maid for Love, de Marie Force. O primeiro livro da série The McCarthys of Gansett Island é bem envolvente.
    Cenas de ação bem escritas e que enriquecem a história podem ser lidas em Anjos da Morte, o livro 2 da trilogia Filhos do Éden, do autor Eduardo Spohr.


10) Um livro que te deixou feliz X Um livro que te deixou triste


    Reli recentemente o primeiro livro de Harry Potter, e a autora J. K. Rowling conseguiu mais uma vez me encher de sentimentos bons, incluindo a sensação de felicidade enquanto eu lia Harry Potter and the Sorcerer's Stone.
    Já Sister é um excelente thriller, Rosamund Lupton escreve um livro intenso, que nos conecta com sentimentos mais tristes. Mesmo assim, quero muito ler mais textos dela.


    Bem, essas foram as minhas escolhas para a tag Livros Opostos. O que que vocês responderiam?

    Ha det bra!

terça-feira, 8 de abril de 2014

Resenha: A Noite Maldita

   Hei alle!

    Eu não sou muito fã da cultura ligada ao terror, seja em filmes, livros, séries ou quadrinhos, então pegar um dos livros do autor André Vianco é definitivamente sair da minha zona de conforto literário.
    Ano passado quando estive no Brasil eu aproveitei a viagem para trazer para casa dois livros de autores brasileiros que eu ainda não tinha lido e baseie minha escolha pelas críticas que tinha lido até então. Trouxe Fios de Prata do Raphael Dracon, e Bento do Vianco.

    Comentando depois com o meu irmão que eu tinha comprado o primeiro livro da Saga do Vampiro-Rei ele me disse que tinha o A Noite Maldita, o livro que explica o que ocorreu antes do arco de história iniciada em Bento.
    Empréstimo familiar providenciado, só faltava criar a coragem de começar a lê-lo.



Série: Saga do Vampiro-Rei
 Autor: André Vianco
Editora: Novo Século 
Formato da edição: brochura
Qde páginas: 662

  Desafios: Seriously Series Reading Challenge 2014 (series started in 2014)
Full House Reading Challenge 2014 (won or borrowed);


Sinopse:

    "Quando metade dos seres humanos adormece inexplicavelmente, o que surge é um cenário apocalíptico: prédios em chamas, falta de eletricidade e pessoas desesperadas correndo sem rumo pelas ruas. Nada mais funciona como de costume, e os hospitais ficam lotados com vítimas do que parece ser uma terrível epidemia.
    Porém, tudo piora quando uma parte dos "adormecidos" desperta com uma sede incontrolável de sangue. Inicia-se então uma guerra de proporções nunca antes registradas, entre humanos e vampiros, naquela que, para sempre, seria chamada de A noite maldita.
    Ambientado em diversas cidades do Brasil, o livro leva o leitor a um mundo caótico e sombrio, onde a luta pela sobrevivência é constante e qualquer descuidado pode ser fatal."


Minhas impressões:

    A narrativa do livro é realizada através de crônicas, agrupadas em intervalos entre NOITE e DIA, contando o que aconteceu e como reagiram vários personagens a singularidade ocorrida na noite posteriormente conhecida como "a noite maldita", onde o mundo mudou. Com parte da população adormecendo a um nível semelhante ao do coma, outra parcela adoecendo e ficando extremamente agressiva, coube ao grupo "são" recuperar-se rapidamente do estado de estupor e aprender a adaptar-se as mudanças e consequências que agora precisam enfrentar.

 "(...) Os gritos. Os gritos vieram à sua mente, aqueles que já pouco ouvira aqui e ali tinham um significado. Aquele demônio insano parado ali na sua frente não era o único. Então era isso! Era isso o que estava acontecendo! O mundo estava mudando, fugindo dos trilhos, deixando pessoas caírem num sono para despertarem mudadas, como que saindo de um casulo e se tornando aquilo: demônios, monstros, assassinos, vampiros." - pág. 188

    O texto tem uma narrativa gostosa, onde por vezes a história desenvolve-se sem pressa, nos deixando absorver as mudanças sutis no início, enquanto que em outros momentos assume um ritmo intenso com cenas de ação bem escritas, brindado-nos também com passagens espirituosas.

 "- Ainda bem que você não foi atacado por um saci.
  - Por quê?
  - Porque de saci eu não sei como a gente se livra.
  - É só mandar ele te dar uma rasteira. Quando ele te der o rodo ele cai, aí é só algemar." - pág. 293

    O que mais me encantou foi que o autor conseguiu me fazer gostar de uma história mais sangrenta do que estou acostumada. Não que A Noite Maldita seja sanguinolenta, o livro tem sangue, ataques, sustos, suspense e clima apavorante na medida certa, conseguindo utilizar bem essas partes como elementos naturais do texto, e não simplesmente os usando para manter o nível de adrenalina dos leitores em alta.

    As crônicas seguem um bom número de personagens, e aos poucos o foco principal vai mudando de um para outro, um recurso que achei bem interessante, pois o papel central foi dividido entre parcelas diferentes da sociedade, nos mostrando uma visão mais ampla do que estava acontecendo em São Paulo e em outras cidades do Brasil. Como esse evento atingiu diversos níveis da sociedade. 
    Talvez alguns leitores não gostem de ter que acompanhar tantos personagens secundários, que acabam não tendo um "desfecho" propriamente dito, mas acho que funcionou bem para percebemos a abrangência e diversidade de efeitos e reações.

    O autor conseguiu criar bons personagens, tanto do lado dos sobreviventes quanto do lado dos atingidos pela doença misteriosa. Gostei em especial do Cássio e da Raquel. Um de cada lado desse novo mundo, ambos lutando por sua sobrevivência e por aqueles que eles amam, infelizmente a vitória de um é a derrota de outro.

    Fiquei super curiosa para saber de onde surgiu essa "doença" e como ela se alastrou tão rapidamente, não sei se isso é respondido nos outros livros da saga, e apesar da curiosidade não encarei a falta dessa informação como um ponto negativo do livro, deixou-o na verdade cercado ainda mais de mistério.

 "(...) O tempo, com a chegada do crepúsculo, tornava-se um adversário poderoso, visto que era ele o corcel que puxava, furiosa e insensivelmente, o assustador cabriolé da noite, cujo passeio cobria a terra com um manto de escuridão e, quando as portas da tão funérea carruagem se abriam, a promessa se cumpria e os novos passageiros sem vida desciam, pálidos e cheios de fome  de vida a nos visitar." - pág.526

    Literatura brasileira de alta qualidade.   
    Lerei Bento assim que der! :)



    Minha Avaliação: 5 livros


    Ha det bra!!

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Férias

    Hei alle!

    Em abril eu estou tirando uns dias de férias, então o blog vai entrar num período de baixa de textos publicados. No entanto estou agendando alguns post para não ficarmos muito tempo sem atualizações.
    A resenha de A Noite Maldita sai esse mês, assim como a minha resposta a tag Livros Opostos.

    Ha det bra!!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Seriously Series Progress - Round 1

    Hei!

    Today's post is a quick follow up about my Seriously Series Challenge's progress.





    Categories:

    Series Started before 2014: 1/1
    Series Started in 2014: 0/8
    Series Reread: 0/2





    By month:

    January

     # Series started before 2014 
  • Completed: 1
            > Divergent (Insurgent; Allegiant) 
  •  In progress: 2

            > The McCarthys of Gansett Island (Fool for Love)

            > A Year of Weddings (A January Bride)


     # Series started in 2014
  • Completed: 0
  • In progress:0


     # Series reread
  • Completed: 0
  •  In progress: 0


    Fevereiro

     # Series started before 2014 
  • Completed: 0
  •  In progress: 1
            > A Year of Weddings (A February Bride)


     # Series started in 2014
  • Completed: 0
  • In progress: 2
            > Poseidon's Children (Blue Remembered Earth)


     # Series reread
  • Completed: 0
  •  In progress: 1
            > Harry Potter (Harry Potter and the Sorcerer's Stone)


   Março

     # Series started before 2014 
  • Completed: 0
  •  In progress: 1
            > A Year of Weddings (A March Bride)


     # Series started in 2014
  • Completed: 0
  • In progress: 3
            > The Kingkiller Chronille (The Name of the Wind)

            > Robot (The Caves of Steel)
 
            > Saga do Vampiro-Rei (A Noite Maldita)


     # Series reread
  • Completed: 0
  •  In progress: 0

    Ha det bra!!

terça-feira, 1 de abril de 2014

Take Control of Your TBR Pile Challenge: Wrap-up

    Hei alle!

    Take Control of Your TBR Pile Challenge just ended and I have such a good experience with my large amount of read this month. Was well worth participate in this challenge hosted by Caffeinated Book Reviewer. I'll definitely pay attention for the next round. :)


    My primary goal with this challenge was to read at least 6 books being 4 of them predetermined.

    I wanted to read:
    - Lingering Echoes, by Erica Kiefer
    - O Nome do Vento, by Patrick Rothfuss
    - A March Bride, by Rachel Hauck
    - Prelude to Foundation, by Isaac Asimov
  
    From this list I only didn't read Prelude to Foundation, in its introduction Asimov wrote about his stories' chronological order and I decided to read another book first. So I changed Prelude to Foundation for The Caves of Steel.
    And the third title in this list, A March Bride, is a novella. I read it but it doesn't count for this challenge.

    Without further comments here it is my achievement in the Take Control of Your TBR Pile Challenge.
 

 The Name of the Wind (O Nome do Vento) by Patrick Rothfuss
A Noite Maldita by André Vianco
The Caves of Steel by Isaac Asimov
The Juliette Society by Sasha Grey
Lingering Echoes by Erica Kiefer
Heir to the Empire by Timothy Zahn (46 % read)

     During this 31 days I read five and half books, a total of 2430. Wow!! This is a lot!!

     Although I didn't reach the 6 completed books I think that I went pretty well. :)

     Thanks Kimba for promoting this challenge.

     Ha det bra!!!