segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Resenha: Questões do Coração

    Hei alle!

    Peguei para ler Questões do Coração emprestado da estante da minha mãe achando que talvez ele se encaixasse no tema de outubro do Desafio Literário 2013, que é história de superação, mas eu não levava muita fé de que o livro me proporcionaria uma bela leitura.
    Resolvi lê-lo aos pouquinhos, antes mesmo de outubro começar porque estava precisando de um estilo diferente de que vinha lendo, achando que entre os inúmeros afazeres do cotidiano a história iria render. Porém o livro me pegou de um jeito que o terminei em 24 horas!




    Título: Questões do Coração
    Autor: Emily Giffin
    Editora: Novo Conceito
     Formato: paperback
    Qde páginas: 438
    Idioma: português






Resenha:

    Em Questões do Coração, Emily Giffin conta como uma tragédia impacta não só as vidas das pessoas imediatamente envolvidas nela, e como a reação de cada um a ela é diferente.
    Tessa e Valerie são as personagens principais, duas mulheres e mães, cada uma com seus problemas e desafios, cada qual com sua história e ambas contam sua vida em capítulos alternados.
    Charlie, o filho de Valerie, acaba se queimando numa festinha infantil, e passa a ser tratado pelo cirurgião plástico pediátrico Dr. Nick Russo, pai de 2 filhos e casado com Tessa.
    Aos poucos vamos entendendo essas duas mulheres, mesmo que não concordemos com todas as suas atitudes.
    A princípio parece que a história de superação vai ser toda relacionada com o pobre Charlie e sua mãe. A criança teve a mão direita e parte da face muito queimadas e agora tem que passar por cirurgias e terapias para tentar se recuperar. E com isso vem os questionamentos iniciais, por que isso tinha que acontecer, o que ele fez para merecer isso e por que com ele?
    Charlie passa por uma batalha física e emocional, mas conta sempre com o apoio e amor de Valerie e de seu tio Jason. Aos poucos paciente e médico criam um bonito laço de camaradagem que acaba se estendendo entre os adultos. E, um novo incidente está criado. Será que Nick vai mesmo se envolver com Valerie, será que ela não está só buscando um apoio emocional, um ideal?
    Por outro lado, Tessa está perdida, sem saber mais ao certo quem é, e por que sua vida, aparentemente perfeita, não lhe está dando tanto prazer quanto imaginava que daria ao largar o emprego para cuidar de suas duas crianças.
    A autora descreve de forma singela as angústias e dúvidas que muitas mães de tempo integral passam, o de como não cair no ciclo extenuante de ser mãe, planejadora, cozinheira, psicóloga, entre outras diversas tarefas, e esquecer de seu lado mulher, esposa, um adulto interessante e com uma vida própria também.
    A história nos mostra como um casamento pode ser afetado quando uma das partes não está bem, mesmo que ela ainda não tenha se dado conta disso, e como é importante que o(a) parceiro(a) não simplesmente entregue os pontos. Afinal toda relação é feita por duas pessoas, e tanto para nutri-la quanto para desgastá-la são precisas as participações de ambos os envolvidos.
    Será que Tessa consegue sobrepujar a crise na sua vida? Como Charlie vai superar o acidente que lhe marcou a pele e a alma? Valerie é capaz de vencer seus medos e rancores?
    É uma linda história, com vários personagens bem construídos e fáceis de se relacionar.
    Um bom livro para uma tarde no sofá.

  Avaliação: 4 livros!

   


    Ha det!

Nenhum comentário:

Postar um comentário