Depois de muito tempo eu voltei com a coluna "En bok på norsk" (um livro em norueguês). E dessa fez não é uma HQ e nem um livro infantil, eu consegui ler um livro adulto! Eba!!! :)
Se Oss (Nos veja, em tradução livre) é uma obra de ficção baseada na realidade em que vive boa parte dos somalis (nascidos na Somália) residentes de Oslo.
Título: Se Oss
Autora: Amal Aden
Editora: Aschehoug
Formato: hardcover
Qde páginas: 190
Idioma: norueguês
Minhas impressões:
A autora retrata um universo triste e revoltante que cerceia e diminui as mulheres, meninas e crianças e que corrompe os homens.
Boa parte dos somalis que cá estão vieram obtem visto por algum motivo relacionado a asilo político, mas eles trouxeram consigo não só suas famílias, mas também uma versão até certo ponto distorcida de sua própria cultura e uma aversão pesada a sociedade norueguesa e seus costumes.
As famílias vivem do auxílio financeiro que o governo da Noruega oferece aos asilados, aos pais com crianças menores de idade e as mães solteiras, são auxílios distintos mas que aparentemente não são a prova de fraudes e esquemas, o que acaba auxiliando a manutenção de uma população adulta masculina que não precisa trabalhar para sobreviver. Só que pra piorar, esses homens não não se integram a sociedade local, e não deixam que suas mulheres e filhos o façam tampouco.
Aden relata abusos físicos e psicológicos que as esposas, e principalmente, as filhas sofrem, criando um círculo vicioso que muitas não tem idéia de que é possível ou como podem escapar.
O texto é simples e direto, mas triste e bem real. Trata de questões importantes numa sociedade que preza pela igualdade de direitos, mas que ainda não descobriu o melhor caminho para assegurar esses direitos a sua crescente população de estrangeiros.
Minha Avaliação: 3,5 livros
Ha det bra!
Oi. Cheguei aqui pelo "sobre livros". Vc já leu O Espadachim de carvão do Affonso Solano?
ResponderExcluirOlá Carlos, seja bem vindo!
ResponderExcluirAinda não li esse não. Vc gostou dele?
Ganhei semana passada da esposa e ainda não li. Aliás, ainda não li nada em 2014. Estou fraco. Hahaha. Boa sorte em suas leituras!
Excluir