terça-feira, 17 de junho de 2014

Li HQ: Fables - Animal Farm

    Hei hei!

    Hoje eu voltei para falar do segundo volume da HQ Fables (Fábulas).



                                                   Título: Fables: Animal Farm
                                                   Série: Fables, # 02
                                                   Autor: Bill Willingham
                                                   Ilustradores: Mark Buckingham, Steve Leialoha
                                                   Editora: Vertigo 
                                                   Formato da edição: graphic novel
                                                   Qde páginas: 123

Minhas impressões:

    A história em Fables: Animal Farm gira em torno de mudanças, ou em tentativas de promover mudanças. E, para quem já leu Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de George Orwell, a associação com a trama é fácil e direta. 
    A comunidade de Fables, denominada simplesmente como Farm (fazenda), é integrada por todos os personagens que não possuem aparência humana. Como eles não podem se integrar facilmente a sociedade nova-iorquina eles são mantidos numa região distante e isolada, protegida por feitiços e encantos que os mantêm ignorados por todos os humanos.
    O problema é que esses personagens estão cansados de serem excluídos da excitante vida da cidade grande e de serem proibidos de saírem de Farm, pois o risco de todos os contos de fadas serem descobertos é grande. Uma revolução está a caminho!

    Vindo de Fabletown para uma visita inesperada, Snow White traz consigo Rose Red, uma tentativa de melhorar sua relação com a irmã. Essa chegada acaba por antecipar os acontecimentos da revolução e a trama esquenta.

    Gostei de como a idéia da história de Animal Farm foi integrada a Fables, ela no princípio até aparenta mas não é a parte principal dessa revista, se prestarmos atenção o foco aqui é realmente a interação entre Snow e Rose Red. Podemos descobrir um pouco mais sobre como era o relacionamento delas antes da traição de Rose, e também o que motivou a irmã mais nova a se rebelar contra Snow. Sobre esse motivo só vou comentar que só solidificou mais a minha impressão de que Rose Red não é uma pessoa legal.


    Os traços da HQ são lindos, gosto da escolha de cores e de como eles criam cenas visualmente impactantes. Alguns outros personagens além de Snow e Rose são desenvolvidos um pouco mais, novos aparecem e o fim tem sua dose de emoção.

    Mesmo com a demonstração um tanto quanto inadequada, na minha opinião, de uma fraqueza de Snow, ela ganhou ainda mais o meu respeito e admiração quando eu concluí essa leitura.

    Avaliação: 4,5 livros!

* As imagens retiradas da HQ Fable: Legends in Exile, puramente com o intuito de ilustração e divulgação. Todos os direitos das mesmas são de seus criadores.

     Ha det bra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário